Criado por Don Norman o termo User Experience (UX), – que, em português, significa experiência do usuário – representa um conceito que, apesar de hoje fazer alusão a tecnologia, sempre existiu na história da humana; a interação humana com objetos, por exemplo, já é uma experiência de interação.
Entre os anos de 1993 a 1997, Norman era vice presidente de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Apple. Foi neste mesmo período que o empresário desenvolveu o termo, refletindo a respeito da forma como interagimos com a tecnologia presente ao nosso redor.
Hoje, mais de 20 anos depois, o termo é fortemente usado na área de tecnologia, isso porque representa idealmente uma necessidade deste nicho: entender a relação usuários-máquinas. Sem mais delongas, vamos falar um pouco sobre o termo, sua história e a aplicabilidade deste conceito atualmente.
UX no dia-dia
Podemos usar analogias bem simples para referirmo-nos a experiência que um usuário pode ter, desde utensílios que usamos cotidianamente, até itens de alta tecnologia. A questão aqui é compreender que o conceito de UX trata sobre sempre melhorar a relação do indivíduo com aquele determinado objeto.
Caso você compre uma panela elétrica para fazer arroz, por exemplo, é de se esperar que, primeiramente, ela seja segura, além disso existe uma expectativa quanto a versatilidade deste utensilio: nós esperamos que essa panela consiga cozinhar vários tipos de alimentos, não apenas arroz. É justamente por isso que essas panelas são tão versáteis hoje em dia, houve uma preocupação por parte dos fabricantes em compreender o que se era esperado.
Agora, se podemos citar um exemplo UX absolutamente emblemático, com certeza é o celular. Um aparelho criado há quase 40 anos, que nunca parou de evoluir, sempre em busca de atender a todas as necessidades das pessoas, que não se limita mais a ligações e SMS.
Quanto mais utilizamos algo, mais desejamos ter uma experiência positiva com aquilo, por isso damos tanta importância ao que vemos, o design em si daquilo que utilizamos.
UX + design
É assim que começamos este outro tópico, falando entre a relação do conceito de UX aliado ao design, mais conhecido como User Interface (UI) – interface do usuário, em português.
Quando falamos do design não falamos apenas daquilo que é belo, aqui nós devemos nos atentar a situação que vão além do esteticamente bonito: funcionalidade e transmissão de ideias. Para que o layout ideal seja desenvolvido, por exemplo, é fundamental que todas as informações, imagens e necessidades daquilo que se está desenvolvendo, seja passado ao desenvolvedor com clareza, essa é a forma mais eficiente de se aplicar o conceito de UI.
Você pode ler mais sobre esse conceito aqui. Veja o vídeo em que Nilsen Norman explica sobre a história do UX.
Vantagens do UX
No geral, os benefícios e vantagens do conceito de UX se baseiam na satisfação dos usuários. Existem inúmeras vantagens de se aplicar um conceito eficiente aos processos das empresas, vamos citar três possibilidades vantajosas que o UX pode trazer às corporações.
1. Maior conversão de vendas
Quando o usuário tem uma boa experiência com a marca/loja antes do estágio de decisão, a tendência desse relacionamento converter em uma venda é grande.
2. Economia de recursos
Analisar essa experiência do usuário pode proporcionar planos e cortes mais eficientes, além de otimizar tempo com aquilo que é desnecessário ou pode ser cortado.
3. Fidelização do usuário
Conseguir fidelizar uma pessoa a sua marca/loja é o que todos querem, mas, para que isso aconteça, é fundamental compreender o caminho, e é justamente isso que o UX traz, compreender todo o caminho feito pelo cliente.
Com uma experiência positiva, a possibilidade desse usuário voltar sempre à loja e indicar para outras pessoas aumenta muito e comparação a uma experiência negativa ou indiferente.
Talvez não seja tão simples aplicar o conceito de UX, fato, mas, além de ser possível, estudar e passar a avaliar essa forma de interação com o usuário, agrega muito valor às empresas e produtos. Aqui está o primeiro passo: compreender o que é.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.