Muito utilizado na área de TI, o termo prova de conceito, PoC ou Proof of Concept se refere a prova prática do conceito teórico utilizado para construir a lógica de um software. Essa etapa do desenvolvimento busca evidenciar, através da documentação elaborada durante o desenvolvimento, que o software venha a ser bem-sucedido.
O que é?
Uma forma de testar uma ideia ou conceito que se tem pretensão de inserir no mercado. De forma mais prática, a prova de conceito normalmente funciona da seguinte maneira: uma grande ideia que precisa ser viabilizada.
Através da PoC é gerada uma evidência documentada de que aquele produto/ serviço tem potencial para ser bem-sucedido no mercado. Dessa forma, a metodologia pode ajudar o desenvolvedor daquele determinado produto a identificar possíveis problemas técnicos (no caso de uma empresa de tecnologia, por exemplo) que interferem nos resultados. Assim, é possível mapear e reparar essas interferências negativas no produto.
Essa metodologia proporciona, através de um investimento mínimo, tanto financeiro quanto de tempo, se a ideia funciona ou não e um previsão de tempo para o desenvolvimento. Por último, mas não menos importante, o protótipo é importante para obter a propriedade intelectual do produto e também para atrair possíveis investidores.
Benefícios da prova de conceito
Dado o que é e a importância dessa metodologia para área de desenvolvimento, vamos listar os benefícios que essa prática traz às empresas e aos desenvolvedores.
Redução de custos e riscos
Utilizar essa metodologia de validação durante de desenvolvimento proporciona o mapeamento dos custos e riscos envolvidos no projeto. Dessa forma é possível se testar a ideia antes de investir nela. Aqui podemos mapear todos as necessidades que esse projeto terá e se ele é de fato viável.
Prova de forma consistente
A PoC proporciona resultados de fato palpáveis e a viabilidade da ideia. Essa é a forma mais factual possível antes de ter o produto em mãos.
Satisfação dos usuários e clientes
Além de testar a viabilidade da ideia, a prova de conceito também viabiliza técnica e o funcionamento do produto. Assim, é possível as falhas e ajustes necessários para melhorar a performance do software e experiência do usuário.
Tomada de decisão fundamentada
Além de todos os benefícios já citados, essa prática permite gerar dados de forma consistente, tornando as decisões a serem tomadas muito mais viáveis e inteligentes.
Como elaborar a prova de conceito
Elaborar a PoC significa preparar e reunir documentos semelhantes aos tradicionais projetos de desenvolvimento, com todos os detalhes técnicos e funcionais, além de todas as informações do design que serão presentes no produto.
- Garanta o sigilo do processo: inclua um membro guardião com login, essa é uma forma segura dos desenvolvedores garantirem a confidencialidade do todo.
- No projeto, inclua todos os menus e as abas, esse tópico abrange desde a pesquisa, home page, logo até links para cada função do software.
- Exemplos visuais são a melhor opção. Um relatório bem visual a fim de ilustrar processos e KPI de criação do software, é a melhor forma de apresentar a prova de conceito.
- Faça, também, uma PoC interna, a fim de orientar o time sobre o passo a passo de criação, quais são os riscos possíveis, as prioridades e como enfrentar desafios.
- Caso seja necessário apresentar a prova de conceito aos investidores ou para sócios, não deixe de investir no visual, além disso, garanta que o trabalho que o trabalho a ser feito e como será feito, esteja claro.
- Determine prazos, em uma linha do tempo, para as ações e custos de cada passo do desenvolvimento do software, além dos objetivos esperados a cada etapa.
- Não de mencionar ferramentas e mão de obra de terceirizados essenciais para o projeto.
- É importante incluir, também, os fatores de segurança que vão fazer deste um produto seguro.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.