Whatsapp Bot: como essa função pode ajudar as empresas?

Os chatbots vieram para descomplicar a relação com clientes. Mensagens programadas facilitam a área de comunicação e relacionamento das empresas. Ainda hoje são utilizadas ferramentas de ligação, entretanto, as diferenças dessas ferramentas se dão pela forma humanizada que os chatbots se comunicam interagem com o usuário.

Essa ferramenta é desenvolvida a partir de softwares de comunicação automatizada e são, basicamente, programas de computador respondendo as mensagens dos usuários. Você pode entender mais a fundo nesse post aqui, onde falamos mais da parte do desenvolvimento e como ele funciona. 

Bom, já citamos algumas das vantagens dessa ferramenta e os olhos chegam a brilhar em pensar que, além de ter uma comunicação mais rápida e eficiente com os usuários, ela proporciona, também, uma possível redução de custos à empresa. 

Atendimento personalizado, padronizado ou os dois

A área de atendimento ao cliente deve ser dinâmica, rápida e eficaz. São justamente essas vantagens que podem ser agregadas, já que os robôs estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e, por mais que alguma solicitação demande a necessidade de algum atendente, ela será minimamente organizada.

O atendimento dos robôs também viabiliza a padronização da comunicação nos atendimentos bem como a checagem da necessidade de atendimento de cada usuário. Ou seja, há uma padronização quanto a forma de comunicar que a empresa adotará, mas há a identificação das necessidades específicas de cada usuário.

Fugindo do convencional

As formas mais convencionais de contato continuam existindo e ainda não se tornaram obsoletas, mas até quando elas ainda serão viáveis e aceitas pelos clientes/ usuários? Ligações, por exemplo, sempre tiveram uma boa aceitabilidade por parte do público, mas passamos a ter menos tempo para falar ao telefone. Entre falar através de um chat ou de uma ligação, as pessoas tendem a escolher a forma que menos as deixam presas em uma tarefa só. 

Questões simples são resolvidas com mais eficiência e rapidez pelos robôs, é claro que, em algumas situações, ainda é necessário o atendimento através das centrais via telefone ou outros canais, mas o bot também servirá como um filtro à essas solicitações dos usuários. 

Há algum tempo as únicas formas de disparar mensagens aos clientes eram por SMS ou push notification, caso o usuário tivesse o app da empresa em seu telefone. Já os chatbots abrem caminhos para as companhias, visto que a automatização pode ser aplicada nos chats das mídias sociais; messenger, skype, whatsapp e outros aplicativos de mensagem.

Além disso, os chatbots oferecem serviços personalizados de atendimento, já que cada conversa guia o robô especificamente para o que o cliente busca. 

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