Teste unitário e teste end to end: o que são?

Parte dos desafios dos programadores de sistemas é assegurar que os resultados serão livres de erros, já que isso proporciona uma experiência mais interessante aos usuários, menos correções de bugs e uma melhor relação com o cliente. Uma das soluções encontradas por esses profissionais são os testes.

Teste unitário

Entre os métodos comuns para verificar a consistência dos sistemas há o teste unitário, que foca em partes isoladas de um sistema. Esse teste é uma verificação, feita com uma pequena parcela de código de um software. Diferentemente do teste geral, que se dedica a atestar o fluxo do sistema, com as principais funcionalidades do software, no teste unitário, cada parte do sistema ganha uma atenção específica e detalhada, a fim de otimizar o processo de identificação de erros. 

Essa espécie de verificação é mais eficiente do que os testes informais, onde pessoas que trabalham com programação desenvolvem no dia a dia. O objetivo, aqui, é auxiliar a rastrear os bugs e impedir que erros retornem depois das alterações já realizadas no produto.

Verificações informais são caracterizadas por comandos que simulam um usuário, ou seja, ele faz o mesmo caminho que uma pessoa utilizando o software faria. Essa é uma das grandes diferenças para o teste de unidade, um padrão codificado por quem programa e de forma imutável. 

Teste end to end

Teste E2E ou end-to-end é uma metodologia utilizada para testar se o fluxo de um software está sendo executado de acordo com o projeto apresentado no começo do trabalho. O objetivo da realização do teste E2E é identificar possíveis dependências do sistema e garantir que a informação certa seja passada entre os vários componentes e informações do sistema desenvolvido. 

De forma resumida, o teste end-to-end é uma maneira de realizar uma verificação que visa provar o sistema de uma forma mais completa ao simular o ambiente real. Alguns exemplos de tarefas comuns a serem realizadas nos testes são, por exemplo, acessar um banco de dados, utilizar uma rede de comunicação e interagir com outros hardwares ou sistemas.

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *