Diferenças do desenvolvimento para IOS e Android

Imaginar uma vida sem aplicativos é como imaginar uma vida sem acesso à internet: inviável e precário à vida contemporânea. Não há quem não utilize ao menos um app no cotidiano da vida moderna, os aplicativos representam hoje a solução para não precisar sair de casa, especialmente em tempos de crise sanitária. 

Entre todas as opções de smartphones disponíveis no mercado, e as diversidades de sistemas operacionais e aplicativos, vamos pontuar as principais diferenças entre o desenvolvimento para IOS, sistema operacional da Apple e o Android, sistema operacional baseado no Linux tendo o Google como principal atuante no desenvolvimento.

https://gs.statcounter.com

Público

O desenvolvimento para a plataforma Android está a frente do desenvolvimento para IOS, isso porque a quantidade de dispositivos inteligentes que surgiram nos últimos anos e a quantidade de dispositivos móveis que utilizam  esse sistema operacional supera a produção de dispositivos Apple. 

Os públicos também se divergem, a relevância de aplicativos e quantidade de aparelhos do sistema operacional IOS são diferentes do sistema Android. O apontamento de Market Share, realizado pela Global Stats, empresa referência em pesquisas de tecnologia, aponta que entre maio de 2020 e maio de 2021, o sistema operacional que mais se destacou foi o Android. 

Linguagem

As linguagens de programação usadas no desenvolvimento de software para iOS e Android são diferentes. O idioma Java é utilizado para desenvolvimentos Android, já o Objective-C é utilizado para o sistema iOS. 

Existe uma outra linguagem envolvida no desenvolvimento de app’s para iOS, a Shift, que se tornou  open source recentemente. No quesito facilidade de aprendizado e implementação, as linguagens Java e Swift são bastante semelhantes, já o Objective-C é uma linguagem obsoleta. 

Custos 

Para realizar o upload dos aplicativos em ambas as plataformas, é necessário pagar uma taxa para a distribuição digital do software. Na loja da Google Play Store, existe uma taxa de US$25 para ser registrado como desenvolvedor. Já na loja Apple Sotre, são necessários US$99 de investimento. 

Monetização 

O retorno monetário das plataformas também tem suas divergências. Em ambas as lojas do sistemas operacionais a taxa pela venda de aplicativos é a mesma, 30%. 

No sistema iOS, por exemplo, os usuários estão menos dispostos a publicidade durante o uso do aplicativo. Nesse caso, os desenvolvedores acabam optando por aplicativos pagos na Apple Store, ou a versão freemium, que garante algumas funcionalidades gratuitas, mas é necessário pagar para ter acesso a todo o app. 

O sistema Android, por sua vez, tem poucas opções de aplicativos pagos na loja. Isso porque grande parte dos usuários não tem informações de cobrança cadastrados e estão menos dispostos a pagar por funcionalidades em aplicativos e são mais abertos as publicidades. 

Design Guideline

Os layouts para ambas as plataformas são diferentes. Apesar disso, não é uma exigência que sejam pensados designs específicos para cada plataforma, tem mais a ver com a experiência do usuário dentro daquele software. Material Design em aplicativos iOS, e componentes da Human Interface Guideline em aplicativos Android.

O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE)

O IDE é o local onde os desenvolvedores aplicam os conhecimentos da linguagem de programação e dão o start na criação do software. São duas as ferramentas de desenvolvimento sugeridas pela Apple e Google, são elas: Android Studio e XCode. 

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós. 

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *