O que é Data Warehouse?

Criado na década de 1980, a partir de um conceito acadêmico, o data warehouse é um sistema de banco de dados para análises e business intelligence. Sua construção e design é voltado para processamento e armazenamento de altos volume de dados.

Esse é o conceito que define um Banco de Dados o qual possui capacidade para armazenar e organizar uma grande quantidade de dados. Além do aprazamento, ele também é responsável por criar e organizar relatórios através de históricos. Isso pode auxiliar empresas ao proporcionar insights e um aparato de informações substanciais nas tomadas de decisão. 

O que é data warehouse?

A definição já está passada, mas a explicação do o quê é ainda não está completa. Esse sistema que faz o trabalho de gerenciamento de dados, destinado a oferecer suporte às atividades de business intelligence (BI). 

Esse sistema está destinado exclusivamente para realizar análises avançadas e consultas. Os dados em um data warehouse geralmente são oriundos de uma grande variedade de fontes, tais quais: arquivos de log de aplicativos e aplicativos de transações.

Um data warehouse concentra e consolida uma grande quantidade de dados de várias fontes. Os recursos analíticos, presentes no sistema, permitem às corporações informações de negócios relevantes, assim, o auxílio na tomada de decisão ganha destaque. Após um período de utilização, é criado um registro histórico inestimável ao trabalho dos cientistas de dados e analistas de negócios.  

Geralmente, um data warehouse tem seu sistema composto pelos seguintes elementos:

  • Banco de dados relacional, para armazenar e gerenciar dados;
  • Uma solução de extração, carregamento e transformação (ELT) para preparar os dados a serem analisados;
  • Relatórios, análises estatísticas e recursos de exploração de dados;
  • Ferramentas de análise;
  • Demais aplicações analíticas mais sofisticadas, que geram dados informativos. 

Vantagens do data warehouse

O benefício oferecido pelo sistema é único: permite que as empresas análisem, de forma abrangente, uma grande quantidade de dados variantes e consigam retirar um valor significativo dessas informações, além de manter os registros históricos, é claro.  

Um data warehouse bem planejado fará as consultas rapidamente, proporcionará uma alta taxa de transferência de dados e dará flexibilidade suficiente aos usuários finais, para que consigam dividir e organizar tarefas. 

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós. 

You May Also Like

About the Author: going2

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *