O que é uma software house?

Em momentos de crise ficamos ainda mais propensos a analisar aquilo que está a nossa volta, desde reflexões internas até coisas que estão presentes em nosso cotidiano e não vivemos mais sem como, por exemplo, a tecnologia. 

Apesar disso, muitas vezes temos certas limitações em compreender questões que, na verdade, estão totalmente por trás do nosso dia a dia, como a construção do app de entrega que usamos diariamente, as redes sociais ou o sistema que operamos no trabalho. 

Diante de situações como a que estamos vivendo, percebemos o quão importante é a tecnologia em nossas vidas. Sem ela não seria possível enfrentar essa situação de pandemia, pelo menos não como estamos enfrentando. 

Compreender o quê e quem está por trás de tudo pode ser uma boa ideia, seja você uma pessoa da área de Tecnologia da Informação (TI), seja você um usuário curioso a fim de compreender mais sobre esse universo. 

O que é uma software house?

Responsável por planejar, desenvolver e comercializar o desenvolvimento de sites, aplicativos, sistemas e tudo que envolva algum tipo de desenvolvimento de software. Atentos a atender demandas específicas, essa casa de software (tradução para o português), trabalha com o desenvolvimento personalizado, de acordo com o que o cliente ou público alvo precisa. 

A diferença entre empresas que desenvolvem softwares e empresas que desenvolvem apenas app’s é abrangência de serviços prestados. Além dos aplicativos, a software house trabalha com processos que vão além do desenvolvimento desses produtos, ou seja, todas as soluções de softwares possíveis.

Etapas de desenvolvimento 

Os processos de desenvolvimentos de uma empresa que trabalha com softwares são bastante complexos. A software house desenvolve o 360º, desde o site até app’s  e sistemas de automatização de processos. Existem cinco etapas para que o desenvolvimento do sistema seja executado:

  1. Análise e especificação dos requisitos

Essa etapa é fundamental para os programadores, já que é aqui que o sistema será compreendido e serão estabelecidas as necessidades do cliente. Como, por exemplo, o que deve ou não conter no site, app ou software. 

  1. Elaboração do projeto

Na segunda etapa os programadores irão criar o algoritmo e a lógica de funcionamento do sistema a ser desenvolvido. 

  1. Escolha da linguagem

Os programadores precisam definir a linguagem de programação que será usada para o desenvolvimento.

  1. Integração ao sistema e teste

O desenvolvimento é dividido em partes, cada programador fica com uma determinada tarefa e é responsável por desenvolver algo. Essa segmentação é finalizada neste ponto, onde as unidades conectadas a um único programa e todo o conjunto é testado.

  1. Operação e manutenção

A última etapa do processo é a implementação do software desenvolvido, onde entrará para uso e serão realizadas alterações ou manutenções de acordo com o que for necessário.   

A tecnologia é uma grande aliada na vida de todos os seres humanos, conhecer mais sobre os processos que envolvem o desenvolvimento de cada coisa que utilizamos no cotidiano, nos faz valorizar ainda mais os profissionais desta área.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre software house e tecnologia. Tem um projeto e ficou interessado em desenvolver algo? Entre em contato conosco

You May Also Like

About the Author: going2

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *