O momento de ser digital começou a bastante tempo, porém agora, mais do nunca, é necessário que empresas possuam plataformas digitais. Isso vai além das mídias sociais, estamos falando, aqui, de uma presença virtual que transpareça credibilidade e seriedade aos clientes/usuários de cada nicho.
As técnicas do marketing digital (tão buscadas pelas empresas) são de grande valor a esse processo, mas querer aplicá-las sem que exista um canal de comunicação oficial, como o site, por exemplo, trará apenas mais custo à empresa e trabalho desnecessários aos profissionais de comunicação.
Observe que grandes empresas possuem sempre um site, essa ferramenta proporciona, além do que já citamos, algo muito valioso e que pode ser feito sem custos: aparecer nas pesquisas do google. Essa é uma das principais vantagens de ter esse espaço online.
Organizamos as ideias e decidimos criar um conteúdo que ajude a quem está planejando criar um site ou quem ainda não sabe por onde começar. Além de ajudar essas pessoas que já estão caminhando na direção da construção web, vamos listar cinco razões do porquê sua empresa precisa adotar uma página web.
Cinco motivos para ter um site
Como se já não bastasse a contemporaneidade e a forma como somos virtuais hoje em dia, iremos pontuar cinco motivos específicos do porquê ter um site.
- Credibilidade
Já falamos e continuaremos salientando este ponto. A credibilidade que um site traz à marca é totalmente diferente da credibilidade que apenas as redes sociais agregam à empresa. Entre uma empresa que possui apenas umas página nas redes sociais e uma que possui, além das mídias, um site, o usuário priorizará avaliar a empresa que tem um site.
Essa credibilidade é oriunda das informações que um site pode conter, é possível colocar a história daquela empresa, o portfólio (dependendo do segmento), cases de sucesso, um blog com conteúdos do segmento e várias outras maneiras de se comunicar com os usuários.
- Constante divulgação e exposição da marca
A internet é infinita e repleta de conteúdo, quando um usuário busca algo, todos os resultados relacionados às palavras pesquisadas aparecerão no buscador. Essa é a forma mais barata de uma publicidade constante, já que, mesmo sem aparecer na primeira página de resultados, sempre estará presente no ambiente virtual.
O site permite a exposição da marca a todo momento independentemente do local que o usuário esteja, a página sempre poderá ser encontrada.
- Conquiste novos leads
Quando se trata de internet é importante ter em mente que as possibilidades são infinitas. Obviamente cada nicho tem uma delimitação de público, mas é necessário sempre pensar em como captar novos leads. Sabe a credibilidade que mencionamos acima, então, ela se dá através deste ponto aqui: fale sobre sua empresa e mostre os cases de sucesso.
É fundamental a história e trajetória da empresa estarem no site. Essa é a forma como as pessoas tendem a considerar contratar/comprar um serviço/produto. Essa forma de conquistar um consumidor pode passar mais confiança ao consumidor, já que ele pode se informar a respeito da empresa, saber mais sobre o produto/serviço e avaliar as opiniões dos que já são clientes.
- Aumente as vendas
Aqui é o ponto que todos querem chegar: vender mais. Pois bem, obviamente não é apenas tendo um site que suas vendas aumentarão. Mas sem o site, a possibilidade de estagnação ou queda nas vendas, é grande.
Hoje basicamente quem manda no mundo do marketing digital e do aumento de leads das empresas, é o google. Isso porque o site é o maior buscador da web e possui critérios para filtrar os resultados de busca.
Tenha em mente que a página web deve ser encontrado no google com facilidade, coloque informações relevantes e verdadeiras sobre a empresa, tenha um blog e publique conteúdos periodicamente para ser bem avaliado e que acrescente algo à vida do usuário que está consumindo aquele material.
- Redes sociais + site = solidificação da presença online
Por último, mas não menos importante, a junção entre site e mídias sociais. Sim, isso fará a diferença para a exposição da marca e solidificação no ambiente virtual.
Os sites devem possuir toda a parte institucional e outras formas de divulgação da marca mas, ao unir os dois, se dá o crossmedia. Mais conhecido no universo da comunicação, essa ação é, basicamente, proporcionar a experiência de uma plataforma em outra plataforma de mídias digitais, o famoso colocar o link do post no facebook.
Tenha sempre em mente que o usuário não consome sua marca apenas quando compra/contrata seu produto/serviço, a relação se inicia no momento em que a pessoa acessa o site.
Não é porque sua empresa ou negócio não possui um site ou porque essa possiblidade nunca foi cogitada que se deve manter a despreocupação. Os panfletos por expele, já foram uma ótima forma de divulgação com um ótimo retorno do mercado, hoje utilizar esta técnica pode ser considerado obsoleta e desvantajosa à empresa.
Existem muitos negócios de sucesso que não possuem sites, fato. Normalmente são pequenos empreendimentos ou pessoas que nunca pararam para pensar na importância de se ter um espaço virtual. Nesse momento de isolamento as empresas que não possuem um site tem grandes chances de não serem vistas ou serem esquecidas.
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