Você já ouviu falar no termo escalabilidade? Pois bem, no mundo corporativo esse termo é muito usado para designar empresas que tem como objetivo aumentar o volume em suas atividades de produção sem aplicação de mais recursos financeiros. Ou seja, um empreendimento com uma boa escalabilidade aumenta seu faturamento sem aumentar proporcionalmente os custos.
De acordo com o dicionário online Dicio, a definição para a palavra escalabilidade é: “Qualidade do sistema que consegue suportar um aumento relativamente elevado de carga sem que isso afete negativamente o seu desempenho.”. Pode parecer distante da tecnologia, mas, na verdade, esse termo é bastante inerente ao mundo tec, especialmente quando falamos sobre a escalabilidade de software.
O que é?
A lógica de raciocínio para tratar a escalabilidade de um software é a mesma que devemos seguir para o meio corporativo. Nesse caso é necessário que novos usuários sejam atendidos ou ter mais dados armazenados de uma forma que os investimentos financeiros não sejam afetados, ou seja: aumentar o lucro e manter o custo.
Além desse ponto, na escalabilidade de software também se é levado em consideração a demanda suportável a cada desenvolvedor, não se é considerado escalável quando a demanda é superior ao que o time de desenvolvimento pode dar conta.
A escalabilidade de software deve ser classificada antes de o projeto finalizar. São vários os fatores que devem ser levados em consideração, justamente por representarem diretamente um possível aumento de custos dentro da empresa. O planejamento deve ser feito de forma integral dentro da corporação, abordando todos os setores envolvidos.
Aqui nesse post falamos sobre a prova de conceito, que é utilizada em várias etapas durante o desenvolvimento do software, compondo a escalabilidade de software.
Tipos de escalabilidade
Existem dois tipos de escalabilidade de software: horizontal e vertical. Cada uma representa uma alternativa à escalabilidade dentro da empresa.
Escalabilidade vertical
Utilizando essa teoria a empresa fará apenas o aprimoramento das máquinas que já são utilizadas pelo time. Assim a capacidade de eficiência é expandida e o custo para tal ação é baixo.
Escalabilidade horizontal
Já a escalabilidade horizontal representa a aquisição de mais máquinas para atender a demanda de desenvolvimento. Dessa forma, a empresa expandirá a capacidade armazenamento de dados e memória.
O que é um software escalável?
Existem alguns fatores que determinam se, de fato, aquele software é escalável.
Manutenção simples;
Autoexplicativo e versátil;
Custos de implementação reduzidos;
Atuar com a estabilidade de software é antecipar que mudanças e desafios podem acontecer e, sabendo disso, lidar da forma menos impactante ao time e ao produto, além não deixar os impactos alterarem a dinâmica e entrega.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.