Atualmente, algo que consideraríamos absolutamente desafiador há poucos anos vem, dia a dia, marcando os cotidianos empresariais: resultados eficientes, de forma rápida e assertiva. Não romantizaremos a exaustão por aqui, é preciso respeitar os limites físicos e mentais de cada um e, justamente por isso, o Design Thinking é uma solução eficiente para todos, por proporcionar mais segurança e menos riscos. Essa solução ideal é alcançada através da abordagem do Design Thinking.
O que significa Design Thinking?
Design Thinking não é uma metodologia, mas, sim, uma abordagem prática. Essa abordagem busca a solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva empática máxima com seus interessados (ou stakeholders, como nos referimos dentro da abordagem): as pessoas envolvidas são inseridas no centro do desenvolvimento dos produtos, aqui não somente o usuário final, mas, também, todos os que fazem parte da construção da ideia.
Sendo assim, o processo se apoia na pluralidade cultural, nas perspectivas e vivências das pessoas envolvidas na criação. Isso proporciona um intercâmbio de ideias e informações fundamentais à criação de algo eficaz, já que a cada indivíduo presente é possível prever e solucionar, de forma viável, as barreiras que surgem durante o percurso.
O levantamento das reais necessidades do consumidor final: proporciona a abordagem humana necessária à criação de qualquer produto ou serviço.
Identificar oportunidades de inovação
Nessa primeira etapa, é necessário realizar análises: análise SWOT, benchmarking, pesquisas de mercado e reuniões multidisciplinares. Essas pesquisas abrirão as portas e, para se inovar, é preciso encontrar caminhos, isso significa que é preciso encontrar os problemas: identificar os pontos fortes, fragilidades do concorrente, condições macroeconômicas etc.
Desenvolver a oportunidade de inovação
Nessa etapa, o Design Thinking começa a ser percebido. É a partir deste ponto que o produto passa a ser desenvolvido, utilizando das técnicas da abordagem para começar a dar corpo a solução que será proposta.
Teste de ideias
Aqui, a versão mais simples de um produto pode ser lançada em um período de testes a fim de verificar, sem grandes gastos, se tal ideia sana as necessidades do consumidor/ usuário final.
Implementação da solução
Após os testes realizados e com as respostas necessárias sobre o produto, ele estará pronto para ser lançado; o processo de desenvolvimento do produto é contínuo e incremental, sendo assim, a ideia será sempre aprimorada através do processo de copartipação entre os stakeholders.
Esse conceito surgiu a fim de revolucionar as maneiras convencionais de encontrar soluções inovadoras para os problemas. As soluções criativas, focadas nas necessidades reais do mercado.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.