Os desafios de empreender na área de tech

É fato que toda empresa enfrenta desafios, especialmente durante o crescimento da companhia. Entretanto, quando falamos em tecnologia, existem especificidades ainda mais complexas a serem observadas: ao mesmo tempo em que pode haver grande potencial há, também, elevado risco aos investidores. Desta forma, as dificuldades podem ser encaradas como oportunidades dentro de empresas de tecnologia, ao contar com culturas em companhias diferentes e propósitos que, por vezes, não se igualam às empresas mais tradicionais. 

Empreender é o que há hoje em dia. Com uma taxa de desemprego altíssima no brasil, as pessoas passaram a enxergar novas oportunidades de gerar renda, o que implica no tão temido risco. A ideia de criar algo inovador, que seja passível de um satisfatório retorno monetário é o ideal de muitos que têm o sonho de empreender na área tecnológica. 

Para empreender na área de tecnologia, é fundamental que a pessoa esteja por dentro desse mundo.  É provável que esta falta de conhecimento e intimidade com a área de tecnologia seja a principal responsável pelo fim precoce de novas empresas. 

Dados recentes do IBGE apontam um alto índice de sobrevivência das empresas “apenas cerca de 1⁄4 das unidades locais – brasileiras- nascidas em 2008 sobreviveram após 10 anos, e, após cinco anos do nascimento, quase metade (47,5%) sobreviveu.”. Os mesmos dados apontam que menos de 40% das empresas sobrevivem após cinco anos de atividade. Separamos cinco tópicos que são essenciais a serem refletidos e respondidos antes de iniciar a jornada empreendedora tecnológica. 

Comprovar a utilidade do produto

Aqui é fundamental que o empreendedor tenha muito claro em sua cabeça a utilidade e os gaps desse produto, tendo um estudo de mercado que de fato comprove a necessidade daquela criação. Qual o problema a ser solucionado pelo seu produto?

Além desta reflexão, as pessoas precisam de fato acreditar naquela solução que está sendo proposta, por isso, utilizar um case de sucesso é de extrema importância. Essa é a forma mais eficiente de demonstrar a eficiência do que está sendo desenvolvido. 

Quanto menos falhas, melhores as chances

É imprescindível que o produto passe por testes prévios, a fim de garantir o pleno funcionamento do mesmo, seja um sistema ou produto físico, garantir e atestar a qualidade daquilo que está a ser lançado proporciona melhores taxas de sucesso. 

Destaque no mercado

No universo da tecnologia, a concorrência é acirrada e desafiadora. Todavia, não se faz necessário uma estrutura física convencional de uma empresa, ainda mais no contexto sanitário em que vivemos. Contar com a organização e proatividade do time que está envolvida com o projeto se torna muito mais eficiente do que ter um lugar fixo, cheio de regras e horários inflexíveis. 

Bom time = bons resultados

Contar com profissionais que entendam de outras áreas, e saibam muito sobre as suas áreas específicas de atuação pode proporcionar resultados ainda mais criativos e inovadores ao produto. Além disso, os especialistas em TI dentro da empresa necessitam de habilidades que vão além das técnicas por eles sabidas: humanidade e gestão de pessoas, não é uma tendência, afinal, isso é o mínimo, mas hoje é o que as pessoas buscam tanto para trabalhar, quanto para adquirir os produtos.

Acompanhar as tendências do mercado

Depois de tudo construído, o empreendedor não pode se acomodar. Acompanhar as tendências de mercado e não deixar de se atualizar é um dos passos mais importantes no empreendedorismo dentro da área de tech. 

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *