Inteligência Artificial: a relação com essa tech em nosso cotidiano

Inteligência Artificial, ou AI, que vem do inglês Artificial Intelligence, é uma tecnologia que permite a softwares simularem uma inteligência similar à humana. A vantagem desta ferramenta é a capacidade de aprendizado da IA que, de acordo com as mensagens passadas, cria um background de informações para atender as demandas de forma mais eficaz. 

Em suma, a essência da IA permite aos sistemas que decisões sejam tomadas de forma independente, com base em dados e de maneira precisa. Há algumas décadas, estudos na área acadêmica de tecnologia pesquisam o que eles chamam de “agentes inteligentes”. “Trata-se de um recurso de programação que representa elementos autônomos, que têm a capacidade de manipular, trocar informações e também conhecimento (…)”

O termo “Artificial Intelligence” foi usado pela primeira vez em 1956, pelo professor John McCarthy, durante uma conferência de especialistas, nos EUA, na universidade Darmouth Colege. A conferência, chamada “O Eros Eletrónico”, definiu o termo como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes”. Vamos citar três exemplos de IA presentes no cotidiano:

Pesquisas no Google

Os resultados de busca do Google são diferentes para cada usuário, mesmo que a pesquisa seja feita com palavras iguais. Isso é a IA, existem parâmetros que são analisados de acordo com a base de dados de cada usuário. Dessa forma, é possível que as publicidades, por exemplo, sejam vinculadas de acordo com os interesses e pesquisas de cada pessoa por trás da tela. 

Televisão

As sugestões exibidas nos aplicativos das televisões inteligentes são, nada mais, do que um IA que rastreia o comportamento do usuário. Isso para que as sugestões de conteúdos sejam mais assertivas àquele espectador, de acordo com as preferências já analisadas pelo software. 

Assistentes Virtuais

Assistentes pessoais virtuais são os melhores exemplos de IA e uma das formas mais usadas do conceito. Pode ser a Siri, Cortana, Alexia ou qualquer outro assistente, eles funcionam em diversas plataformas e aparelhos, auxiliam nas tarefas básicas cotidianas e visam otimizar tempo do usuário com determinadas tarefas.

Os impactos e a presença dessa tecnologia no cotidiano humano são comuns e necessários atualmente. O ser humano está cada vez mais unido à tecnologia, buscando formas de simplificar a vida, o trabalho e diversos outros aspectos que podem ser otimizados com a tecnologia.

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *