Inteligência artificial possibilita atendimento 24 horas para o público, além de promover comunicação automatizada e eficiente
Os chatbots vieram para descomplicar a relação com clientes. Mensagens programadas facilitam a área de comunicação e relacionamento das empresas. Ainda hoje são utilizadas ferramentas de ligação, entretanto, as diferenças dessas ferramentas se dão pela forma humanizada que os chatbots se comunicam interagem com o usuário.
Chatbots são ferramentas de automação de mensagens (chat) por robôs (robot). Uma forma muito mais simples e descomplicada de se relacionar com clientes, já que não demanda de pessoas para responderem manualmente as perguntas frequentes feitas. Por isso podemos considerar esse recurso como sendo a evolução e o futuro do relacionamento com clientes.
O que é?
Chatbot são robôs desenvolvidos a partir de softwares de comunicação automatizada. São, basicamente, programas de computador respondendo mensagens de usuários.- Apesar de simples a definição, o desenvolvimento é bem mais complexo.
Como funciona?
São utilizadas perguntas pré-definidas e comandos fechados, caso o robô não tenha sido programado para uma determinada pergunta, o usuário pode tentar reformulá-la para obter a resposta.
A medida que as perguntas são feitas e as respostas dadas, o chatbot segue caminhos específicos para a conversa, isso promove maior esclarecimento e eficiência no atendimento.
Qual a vantagem do chatbot?
Há algum tempo as únicas formas de disparar mensagens aos clientes eram por SMS ou push notification, caso o usuário tivesse o app da empresa em seu telefone. Já os chatbots abrem caminhos para as companhias, visto que a automatização pode ser aplicada nos chats das mídias sociais; messenger, skype, whatsapp e outros aplicativos de mensagem.
Além disso, os chatbots oferecem serviços personalizados de atendimento, já que cada conversa guia o robô especificamente para o que o cliente busca.
Para saber exatamente como o chatbot pode ajudar uma empresa é necessário ter algumas questões em mente como:
- Para qual área será utilizado;
- Como será resolvido a questão de mensagens sem respostas;
- Se existe um suporte eficiente para gerenciar essa ferramenta;
- Como a equipe utilizará as informações que o robô captar;
É uma ferramenta de alta eficiência, que padroniza o atendimento e poupa o tempo tanto dos colaboradores, quanto dos clientes. Mas mesmo com a automação e facilidade, a área de relacionamento deve estar sempre atenta e apostos, assim fica mais fácil melhorar a qualidade de atendimento do robô e ter a maior quantidade possível de perguntas realizadas pelos usuários.