Chatbots: como essa ferramenta pode melhorar o atendimento

Simples e descomplicado, a ferramenta ainda agrega duas vantagens às empresas: respostas rápidas, rápida resolução de problemas e menor custo operacional

Muitas pessoas não sabem o nome desta ferramenta, mas, provavelmente, já conversou com algum robô via mensagens de texto, como chats de sites, whatsapp ou até mesmo através das mídias sociais. 

Essa ferramenta nada mais é do que a automação de mensagens, com perguntas e respostas pré definidas. Uma maneira simples e descomplicada de se comunicar, a ferramenta ainda agrega duas vantagens às empresas: respostas rápidas (rápida resolução de problemas) e menor custo operacional, já que a área de call center, por exemplo, pode ser reduzida com a ferramenta.

O que é

Essa ferramenta é desenvolvida a partir de softwares de comunicação automatizada e são, basicamente, programas de computador respondendo as mensagens dos usuários. Você pode entender mais a fundo nesse post aqui, onde falamos mais da parte do desenvolvimento e como ele funciona. 

Vantagens do chatbot

Bom, já citamos algumas das vantagens dessa ferramenta e os olhos chegam a brilhar em pensar que, além de ter um comunicação mais rápida e eficiente com os usuários, ela proporciona, também, uma possível redução de custos à empresa. 

A área de atendimento ao cliente deve ser dinâmica, rápida e eficaz. São justamente essas vantagens que podem ser agregadas, já que os robôs estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e, por mais que alguma solicitação demande a necessidade de algum atendente, ela será minimamente organizada.

O atendimento dos robôs também viabiliza a padronização da comunicação nos atendimentos bem como a checagem da necessidade de atendimento de cada usuário. Ou seja, há uma padronização quanto a forma de comunicar que a empresa adotará, mas há a identificação das necessidades específicas de cada usuário.

As formas mais convencionais de contato continuam existindo e ainda não se tornaram obsoletas, mas até quando elas ainda serão viáveis e aceitas pelos clientes/ usuários? Ligações, por exemplo, sempre tiveram uma boa aceitabilidade por parte do público, mas passamos a ter menos tempo para falar ao telefone. Entre falar através de um chat ou de uma ligação, as pessoas tendem a escolher a forma que menos as deixam presas em uma tarefa só. 

Questões simples são resolvidas com mais eficiência e rapidez pelos robôs, é claro que, em algumas situações, ainda é necessário o atendimento através das centrais via telefone ou outros canais, mas o bot também servirá como um filtro à essas solicitações dos usuários. 

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