Você com certeza já sabe o que é um aplicativo e provavelmente utiliza muito eles no cotidiano. O que seriamos de nós, sem o app do banco para poupar a ida ao caixa ou o app de delivery, que entrega as comidas e compras que precisamos. É difícil que alguém não saiba o que é um app hoje em dia. Mas e um web app, o que é?
Aplicativos são desenvolvidos para realizar tarefas específicas e atender as necessidades do usuário. Desde os aplicativos de jogos até os de finanças, aqueles pequenos ícones representam muito mais do que um quadradinho colorido.
Hoje em dia é possível desenvolver app’s para todos os tipos de tecnologia que fazem parte de nossas vidas: notebook, tablet, smart tv e até mesmo eletrodomésticos podem possuir um app de controle.
Tipos de aplicativos
Existem dois tipo de aplicativos: nativos e híbridos (aqui abordaremos brevemente, temos um post só sobre esse assunto). Dessa forma, o desenvolvedor ou o cliente, podem escolher aquele que se adequa melhor ao projeto e ao orçamento disponível.
Web app
Você já deve ter visto esse termo em algum site de notícias sobre tecnologia, mas talvez ainda não saiba o que é. Os web app’s são, nada mais nada menos, do que sites altamente responsivos que se comportam como aplicativos. Esses sites podem ser acessados de qualquer tipo de navegador e adaptam-se aos vários tamanhos de telas existentes.
Acessar o web app é como acessar um site, feito através da URL, no entanto, esse site tem a capacidade de se fixar a tela do smartphone, como um app.
Apesar de se assemelhar aos aplicativos no quesito aparência, os web app’s não conseguem utilizar todas as funcionalidades do celular. Além disso, o web app só funciona se o smartphone possuir uma conexão de rede de internet. Apesar de não funcionar offline, uma das vantagens do app é o fato de ocupar espaço na memória do smartphone.
Quai as vantagens do web app?
Uma ótima opção para quem está começando a criar sua presença online, esse formato de software pode ser uma boa pedida. São mais simples de criar e tem a vantagem de se adaptar a qualquer plataforma de smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos tecnológicos.
Além disso, esse formato demanda menos investimento financeiro, já que são mais baratos que aplicativos híbridos, por exemplo. Um boa maneira de começar a jornada no mundo digital com um investimento mais sucinto.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.