Sites: quais os tipos e diferenças

De acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Brasil registrou um aumento expressivo no número de internautas em 2020, segundo a matéria publicada pela agência, cerca de 134 milhões de pessoas trafegam virtualmente todos os dias. É claro que em momentos delicados e atípicos como esse, essa ferramenta que já é tão amada, se tornaria ainda mais acessada. 

“Conforme o estudo, 74% dos brasileiros acessaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses. Outros 26% continuam desconectados. Se consideradas as pessoas que utilizam aplicativos que necessitam da conexão à internet (como Uber ou serviços de delivery de refeições), o percentual sobe para 79%. Há 10 anos, 41% da população estava nesta condição. Deste então, o crescimento se deu em média de 3,3% ao ano.” 

A popularização da internet no fim dos anos 90, fez com que a caminhada da humanidade tomasse um rumo mais conectado e tecnológico. De acordo com a Direct Marketing Association (DMA) e a Price Waterhouse, empresas norte-americanas de consultoria em marketing, o número de internautas na época chegava a 60 milhões e havia a estimativa de que até o ano 2000, esse número chegaria a 300 milhões. 

Esse movimento de transformação digital é muito mais expressivo do que os anteriores, todos foram de suma importância mas, especialmente esse ano de 2020, os seres humanos experienciaram que não é mais possível viver em um mundo desconectado, o que teria sido de nós, no ano de 2020, sem essa conexão virtual?

Pois bem, não só os seres humanos vivem de conexões, empresas também precisam se inserir de forma adequada no mundo digital e proporcionar a melhor experiência possível ao usuário que acessa os portais. Nesse post falaremos sobre os sete principais tipos de sites e qual a forma de relação cada forma possui. 

Site institucional 

Como um cartão de visitas, essa forma de site era ideal para as empresas que já possuíam uma boa captação e base de leads, visto que, muitas vezes, este modelo era utilizado como um portfólio, sem dinamicidade, apenas contanto a história da empresa, os serviços/produtos que são vendidos. 

Esse modelo é eficaz, porém não é mais de grande valia às empresas se limitarem apenas a descrição do serviços prestados, é fundamental saber como esse site será desenvolvido e quais as possibilidades do marketing digital para engajar a página. Tudo que se utiliza no momento da construção do site pode fazer a diferença para a página web ser encontrada; palavras, imagens, códigos e outros aspectos que devem muito bem planejados e pensados. 

Site dinâmico 

Diferente do site institucional, o formato dinâmico combina os elementos descritivos existente no modelo anterior, mas não se limita a isso. Esse formato é dinâmico justamente pela interação de informações descritivas e blog, que combinam diferentes seções dentro um mesmo site, tornando o portal mutável e expansivo ao longo do tempo. 

E-commerce e lojas virtuais 

Provavelmente o formato mais fácil de explicar, as lojas virtuais são fortemente presente no mundo online e tem uma ótima resposta dos usuários. Esse formato normalmente costuma ser evitado pelas empresas, que acabam recorrendo a plataformas de venda para montar suas lojas online, um perigo, já que os sites não garantem estabilidade ou seja, aquela loja nunca será da empresa de fato. 

Montar um site e-commerce é uma excelente opção às empresas, além de poder englobar, dentro de um mesmo site, o formato institucional e dinâmico, a confiança que uma loja online própria passa ao consumidor potencializa muito mais as oportunidades de venda. 

Site one page ou mini site

O diferencial deste estilo de site é a forma como as informações são dispostas dentro da página, todas as informações e seções ficam na própria home. Esse formato é muito utilizado para conversar com usuários mais jovens, que prefere informação de forma mais sucinta e tem menos tempo para esperar as páginas carregarem. 

Portal

Portais são os sites de notícias como G1 ou UOL, por exemplo. Esse formato é o mais abrangente que existe, além de ser extremamente dinâmico, já que é atualizado a todo minuto e acessado tanto externa quanto internamente por várias pessoas simultaneamente. 

Gerenciar um site de tamanha abrangência  e cheio de informações é bastante complexo, o ideal é possuir uma empresa para que esse trabalho seja feito com excelência  e tenha uma margem de erros mínima. 

Hotsite

Esses são sites esporádicos, muito utilizados dentro do marketing para campanhas, reforçar informações sobre algo ou algo sazonal, como coleções de moda, por exemplo. Esse formato é utilizado para nutrir desejo aos usuários, o que cria as necessidades de consumo e, consequentemente, bons resultados nas vendas. 

Landing page

Muito similar ao hotsite, este formato utiliza as informações condensadas em apenas uma página, normalmente para apresentar os produtos ou serviços das empresas. Esse sites não costumam ser acessados como outras páginas, geralmente são inseridos links dentro do site institucional, por exemplo, e a pessoa é redirecionada à landing page. 

Esse modelo proporciona uma qualificação mais precisa dos leads e é uma boa forma de captação. 

Em momentos de isolamento como o que estamos vivendo, fortalecer a imagem online é a melhor forma de solidificar a presença da empresa e transitar de forma saudável para o ambiente digital. Não existe fórmula mágica para desenvolver este trabalho, é fundamental que as empresas se atenham a informações relevantes para a vida das pessoas e compreendam que o mundo agora é digital, e que estar fora dessas conexões fará com que aconteça uma estagnação da marca. 

* "As informações são da pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil." (Acesse a matéria aqui) *

Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós. 

You May Also Like

About the Author: going2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *