A plataforma de códigos-fonte e arquivos para programadores GitHub, lançou um recurso fantástico para os programadores: uma assistente via Inteligência Artificial (IA). Esta nova funcionalidade contribuirá tanto para os desenvolvedores avançados quanto àqueles que estão começando a programar.
Nomeado como Copilot, a intenção com desta nova funcionalidade lançada pela plataforma é poupar o tempo dos programadores. Além disso, a IA atuará em várias frentes, colaborando para execução de testes, repetição de códigos ao longo do desenvolvimento e busca de bugs. Há até mesmo uma funcionalidade de “autocompletar” que propõem soluções e lógicas a circunstâncias futuras daquele desenvolvimento e pode sugerir soluções que contemplem linhas inteiras de código.
A nova criação da GitHub funciona a partir do OpenAI Codex, treinado a partir da aplicação de códigos-fonte e linguagem natural de conversação entre seres humanos. Desta forma, a IA também pode responder a comandos ou dúvidas escritos manualmente pelos usuários, ou seja, informações escritas no em documentos e não diretamente na plataforma.
De acordo com o GitHub, o Copilot opera com várias linguagens diferentes, mas é principalmente treinado para lidar com Python, JavaScript, TypeScript, Ruby e Go.
Apesar das diversas contribuições para a vida dos programadores, a própria desenvolvedora do Copilot alerta que a IA pode não escrever os códigos corretamente, bem como recomendações para correção podem não ser das mais eficientes. Justamente por essas circunstâncias é crucial que os desenvolvedores estejam a atentos e testem as sugestões dadas pelo Copilot.
Apesar de surpreendente, a novidade está em fase de “prévia técnica”, de acordo com o GitHub e pode ser aplicado como uma extensão do Visual Studio Code.
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.