Podemos descrever a componentização de software como uma unidade de software que, quando unida a outras unidades, foram um sistema ainda maior, que proporciona mais agilidade durante o desenvolvimento de um software.
O desenvolvimento baseado em componentes proporciona ao desenvolvedor um sistema de trabalho mais eficiente, onde o sistema final é tratado como uma série de “minissistemas”. Esse tipo de estruturação de software diminui consideravelmente o processo de desenvolvimento, haja vista que as etapas e necessidades se tornam mais específicas, de acordo com o cliente e suas demandas.
Esse processo diminui a complexidade do desenvolvimento e permite que cada componente aplicado seja focado especificamente em uma funcionalidade ou conjunto de funcionalidades semelhantes. Assim, é possível reutilizar essas determinadas funcionalidades em inúmeras aplicações.
De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Java Magazine, é possível definir “que componentização de software é uma abordagem arquitetural baseada na divisão de sistemas de software em unidades menores, denominadas componentes.”
Uma das grandes vantagens do desenvolvimento baseado em componentes é a otimização de investimentos e tempo dos desenvolvedores. Isso pode acarretar também em um custo mais razoável tanto para produção do software quanto para o usuário final, por exemplo.
Através dos componentes, o dev pode construir um processo de criação de ativos digitais de forma mais dinâmica, já que são elementos deste software podem ser conectados à uma nova interface, totalmente diferente da que teve aquele componente empregado em seu desenvolvimento.
Vantagens da componentização
- Facilidade de conversão tecnológica;
- Base para modelo de camadas;
- Contribui à integração de informações entre canais de acesso;
- Manutenção e atualização mais fáceis;
Curtiu nosso conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro do mundo da tecnologia e software. Caso você queira entrar em contato conosco é só enviar um e-mail para nós.